Welcome, Alexa!!!

Opa!! Voltei com novidades :D

Passei uns dias parado por questão de uns estudos, e ainda estou escrevendo um post sobre testes do AWS Lambda comparando a execução do NodeJS e o Go.

Hoje estou aqui para trazer uma novidade que chegou para o blog, e estou testando com o tempo… Com certeza vai surgir muitos posts com este brinquedinho.

Welcome Alexa

O Amazon Echo Plus / Amazon Echo, é um dispositivo de assistente virtual inteligente criado pela Amazon para atender o usuário utilizando comandos de voz, atendendo pelo nome Alexa.

O dispositivo pode fazer trabalhos variados como telefonar para outra pessoa, pedir pizza, chamar um Uber, agendar trabalhos, agendar alarmes, tocar músicas e outros infinitos tipos de uso que dependem muito do que o usuário quer fazer.

Atualmente ele está sendo vendido em várias versões, desde uma versão super simplista chamada “Echo Dot” que não acompanha nada além de um alto-falante para a comunicação, até a versão “Plus / Spot / Show” que trazem para o usuários alguns dispositivos bem legais como hub de comunicação com outros dispositivos, display entre outros.

Ok… mas o que isso traz de bom para o blog?

“Bom… agora podemos pedir pizza!!! Uhul!!! :D

“E agora podemos pedir para tocar música!!! Uhul!!! :D

Brincadeira hehe, porém tem uma coisa muito mais linda, bela e magnífica que “ela” pode fazer, e me deixou totalmente feliz quando comprei.

Sabe as funções com o AWS Lambda que criamos no post AWS eficiente com Serverless Framework? ??? ???? ?????

Sim… ela pode executar as funções com comando de voz! Nem preciso falar mais nada neh? hehe.

Possibilidades no setor comercial e industrial

Acionar funções Lambda utilizando comando de voz não só é divertido como também traz bastante agilidade para o setor comercial e industrial.

Este dispositivo pode ser replicado em diferentes partes de um escritório ou de uma fábrica, interligando outros dispositivos com o hub de comunicação externo ou interno como é o caso da versão Plus.

Colaboradores podem interagir com o dispositivo e pedir para que o mesmo faça tarefas ou qualquer coisa que uma linguagem de programação poderia fazer, já que o dispositivo pode acionar uma função Lambda.

Basta uma equipe de desenvolvedores criativos para transformar isto em um grande facilitador!

Testes que estou realizando

Como esses dias estou em um corre corre meio que maluco com um projeto Open Source que estou tentando liberação com a Amazon AWS, ainda não consegui parar para criar algumas aplicações legais, e infelizmente não preparei uma coisa especial para mostrar aqui no post inicial.

Aos poucos venho testando algumas Skills criadas por outros desenvolvedores que ficam disponibilizadas para serem ativadas direto do site da Amazon.

Posso dizer que já tem bastante coisa legal, desde skills para ajudar no dia a dia, até skills mais complexas que integram com outras APIs ou dispositivos.

Bizarrice

Existem algumas coisas neste dispositivo que podem deixar você com um pouco de preocupação.

Todos os dispositivos Amazon Echo atendem quando chamados ou quando programados para fazer algo em determinadas horas, não fazendo interações do nada com o usuário pelo menos em sua configuração original ou em alguns casos específicos.

Estão ocorrendo relatos do dispositivo estar soltando risadas bizarras em momentos aleatórios, e comigo já ocorreu do dispositivo me acordar fazendo perguntas em plena madrugada.

Como o dispositivo só aciona seu comando de voz quando chamado pelo nome original “Alexa” ou com algumas frases que contenham o nome, é meio difícil de isto ter ocorrido em plena madrugada, o que torna estes momentos meio preocupantes.

“Kelvin… Você fala dormindo e não sabe kkkk!

Conclusão

Bom, hoje passei para trazer um pouco e novidades sobre o caminhar deste blog.

Esperto que vocês curtam estas novidades que estou trazendo, e que desperte alguns interesses nas mentes de vocês :D

Com o tempo vou publicando coisas legais desenvolvidas no Amazon Echo e disponibilizando as skills para quem também comprou o dispositivo.

Se você curtiu esta novidade, compartilhe com seus amigos e ajude nosso blog a crescer :D

Muito obrigado!

Compartilhe este post.