Opa opa opa!! novidades :)
Hoje montei uma nova estrutura para o blog, que agora é processado utilizando o Hugo
Já faz tempo que venho querendo montar uma estrutura mais minimalista para rodar o blog, e como agora estou com novos projetos utilizando Go, decidi mudar o blog por completo para o Hugo.
Neste post vou comentar um pouco para vocês do que eu achei desta mudança, e algumas comparações entre as ferramentas.
Espero ajudar na decisão de quem está querendo montar um blog ou um site usando alguma dessas ferramentas.
Mais para frente vou fazer um post só sobre como montar um blog utilizando o Hugo e como montar seu próprio tema, então aguarde :)
O que é o Hugo?
Hugo é um gerador de sites estáticos ou SSG (SSG - Static Site Generator) de código aberto escrito em Go, que vem ganhando uma enorme visibilidade por questão da sua velocidade de compilação e sintaxe facilitada.
Existem outras ferramentas semelhantes que usam outras linguagens para compilar seu código, como:
Se você ainda não leu o post de quando eu criei este blog usando o Jekyll, vale a pena dar uma olhada :)
Como eu já usei algumas dessas ferramentas, posso dizer que normalmente eles possuem o mesmo princípio e quase a mesma estrutura, se diferenciando pela sintaxe e pelo foco de cada linguagem.
O Hugo vem ganhando usuários com o foco de velocidade e simplicidade que a linguagem Go traz para o usuário, e posso dizer que codar este blog utilizando o mesmo foi um pouco mais tranquilo do que o Jekyll.
Documentação
De cara posso dizer que me senti muito mais aliviado usando a documentação do Hugo, consegui me encontrar muito mais fácil mesmo com a diferença grande de sintaxe entre os outros.
Acesse aqui a documentação do Hugo Doc e a do Jekyll Doc, e tire suas próprias conclusões.
Seguindo um pouco a linha de aprendizado, ajuda bastante ter um menu bem elaborado e um até um vídeo explicativo para as partes mais complexas, coisa que tive que procurar no youtube e outros sites quando testei as outras ferramentas.
Temas
Assim como os outros, o Hugo também tem uma página gigantesca disponibilizando os mais variados temas para seu site.
Acredite se o seu foco não for montar seu tema próprio por algum motivo específico, você vai encontrar seu tema já prontinho para uso nesta página. Vai te economizar muito tempo!
Vou já colocar aqui alguns bem legais para blogs que eu encontrei.
Hugo Minimalist. Eu que fiz :D UHUL!!
Hyde.
Teste
O formato de teste entre o Hugo e as outras ferramentas não se diferencia muito, ambos você consegue iniciar localmente sem dificuldades com apenas a execução de um comando, e todos disponibilizam parâmetros para você poder customizar a execução.
Isso deixa mais tranquilo quando você precisa executar tudo com um docker, simplificando assim a parte de infraestrutura quando você precisar trocar de máquina.
Compilação
O Hugo realmente compila seu site muito mais rápido, porem não é algo que você vá ficar esperando alguns minutos nas outras ferramentas, talvez vá fazer muita diferença entre as ferramentas, quando estamos compilando algum site realmente grande.
Publicação
Aqui está um ponto mais chato, posso estar enganado, porém como eu uso Github Pages, realmente foi aqui que eu senti a maior diferença pois pela documentação do Hugo eu precisei criar um repositório para conter o código não compilado do site, e outro repositório para conter o código compilado.
Isso complica um pouco as coisas, pois com o Jekyll você pode simplesmente fazer uso de um só diretório e pode deixar a resonsabilidade de compilação com o Github, visto que o Github Pages atualmente dá suporte para a compilação do Jekyll.
Isso acaba ficando meio chato, pois neste caso, temos que compilar o código do Hugo na mão e enviar para o outro repositório, enquanto no Jekyll você só precisa comitar seu código não compilado e pronto, site rodando.
Conclusão
Realmente vale a pena testar cada ferramenta e escolher a que você mais se adaptar, eu por exemplo me adaptei mais ao Hugo e acredito que vou ficar com ele, pois já montei um tema especialmente para o blog que não tem tanto código obsoleto e deixei o desenvolvimento mais simples.
Mais para frente vou fazer um post só sobre como criar um blog e um tema para essa ferramenta e espero que ajude mais uma galera que está utilizando também.
Espero que você gostou do post, e se possível compartilhe com seus amigos :)
Obrigado.